Logotipo BMW e seu real significado

Como uma peça publicitária pode mudar o rumo do significado de uma marca? É o que afirma a BMW contando a história da marca até hoje, porém mais especificamente do seu logotipo que por muitas vezes é a primeira percepção de marca em um layout.

No início da marca em 1917 a BMW fabricava uma gama de motores como de aeronaves, agricultas, automobilísticos e barcos, porém as linhas e cores do seu logotipo representa de fato as cores da bandeira da Bavária na Alemanha, local de origem da marca.

Quando em 1929 a empresa cria um anúncio em meio uma crise global, onde mostra as próprias linhas do logotipo na hélice de uma aeronave em movimento, dando o significado a partir daí ligação principal com a hélice em movimento. Mais tarde a própria BMW afirmou a ligação com a aviação.

Porém hoje a BMW não tem uma ligação forte de seu negócio com a aviação e essa “lenda” reforça na sua identidade de marca que por sua vez tem seu desenho simples, geométrico e de fácil representação. A ligação com a aviação para os produtos BMW é até hoje de boa interpretação e tem sua funcionalidade, sua força de marca.

A BMW fez uma mais nova mudança em sue logotipo. Jens Thiemer, Vice Presidente Senior da marca relata:

“BMW becomes a relationship brand. The new communication logo radiates openness and clarity,” explains Jens Thiemer, Senior Vice President Customer & Brand BMW. “With this new transparent variant, we want to invite our customers more than ever to become part of the BMW world. In addition, our new brand design is geared to the challenges and opportunities of Digitization for brands. With visual restraint and graphic We are equipping ourselves flexibly for the wide variety of contact points in communication at which BMW will show its presence online and offline in the future. The additional communication logo symbolizes the significance and relevance of the brand for mobility and driving pleasure in the future.”

Hoje a marca se coloca cada vez mais como uma marca de relacionamento. Apresenta mais transparência em sua essência. Tendência de todas as grandes marcas de desejo. Permite também sua aplicação com menor quantidade de elementos de marca em termos gráficos pois mudanças leves reforçam sua identidade que vem sendo seguida desde seu início não agredindo assim o seu propósito. 

Fonte: https://www.bmw.com

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